domingo, 20 de dezembro de 2009

Vitória do Barcelona confirma sofrimento argentino em novo formato do Mundial

Times da Argentina ainda não venceram torneio da Fifa, contra três títulos de brasileiros

No jogo entre Estudiantes e Barcelona, neste sábado (19), a Argentina ficou a menos de cinco minutos de faturar o seu primeiro Mundial de Clubes da Fifa, mas a derrota para o time espanhol, por 2 a 1, na prorrogação, manteve as equipes do país sem nenhum título do torneio, contra três conquistas brasileiras.

Além de Estudiantes, a Argentina teve mais um representante na história dos Mundiais de Clubes da Fifa. Foi o Boca Juniors, que disputou o torneio em 2007, mas perdeu por 4 a 2 para o Milan, de Kaká, na decisão.

Já o Brasil tem títulos com Corinthians, em 2000, São Paulo, em 2005, e Internacional, em 2006. Isso dá ao país 100% de aproveitamento no torneio: todas as vezes em que havia uma equipe brasileira na competição, a taça veio para o país.

Em 2008, o outro ano em que houve Mundial da Fifa, o representante da América do Sul foi a LDU, do Equador, que perdeu a final por 1 a 0 para o Manchester United.

Na partida deste sábado, o Estudiantes saiu na frente com um gol do atacante Mauro Boselli aos 37min do primeiro tempo. O Barça empatou somente aos 44min da etapa final, com Pedro. A virada veio com o argentino Lionel Messi aos 4min do segundo tempo da prorrogação.

O título do Barcelona, além de causar mais uma desilusão à Argentina, empatou o número de conquistas entre times europeus e o Brasil, com três para cada.

O torneio organizado pela Fifa reverteu a superioridade que os times argentinos possuiam no outro Mundial, que recebeu o nome oficial de Copa Intercontinental e deixou de ser disputado em 2004. Nessa competição, a Argentina tem nove títulos, contra seis do Brasil.

Como os times brasileiros lideram por 3 a 0 nos Mundiais da Fifa, a contagem total está empatada por 9 a 9. Na soma dos Mundiais, o Brasil não lidera a disputa contra os argentinos desde 1968, quando o mesmo Estudiantes conquistou o título e, juntando-se a um troféu do Racing, fez as duas nações empatarem com dois títulos cada. O Santos foi o primeiro campeão mundial da América do Sul, em 1962 e 1963.

O Mundial de 2000 foi disputado em um sistema diferente do atual. Na época, havia dois grupos com quatro equipes cada. Os campeões das chaves, Corinthians e Vasco, avançaram à final. Agora, a disputa é eliminatória, com quartas de final, semifinal e final, sendo que os representantes de Europa e América do Sul só passam a jogar nas semis.


palermo boca 2007
Palermo e companheiros do Boca observam festa do Milan em 2007 - Foto: AP Photo/Koji Sasahara

0 comentários:

Postar um comentário